domingo, 21 de agosto de 2016

Os dez mandamentos para o uso da crase







Caleidoscopianos e Caleidoscopinas, como vocês estão? Hoje vamos falar sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA CRASE, mas, afinal o que é crase?
CRASE é a contração da preposição A com o artigo A(s) ou com os pronomes demonstrativos AQUELA(s), AQUELE(s), AQUILO.
Lembrando, amiguinhos (momento Palmirinha) que existem várias regras da crase, mas vamos tratar das principais. “Simbora”, Brasil!

1- Usarás, com toda a sabedoria, a crase antes de numerais que indicam horas: Mamãe costuma sair ÀS duas horas;

Dica do estagiário: Não se usa crase quando a hora estiver indeterminada. Exemplo: Ele sai A qualquer hora, sem avisar;
2- Não colocarás a crase antes do verbo, oh my glob! Exemplo: A família saiu A passear.
3- Usarás, como todo amor, a crase na palavra moda subtendida. Exemplo: Camarão À baiana (à moda baiana);
4- Jamais usarás em nomes masculinos. Exemplo: Gosto de andar A cavalo;
5- Terás paciência e nunca usarás crase em “A TODOS”, “A SÃO PAULO” e “A DEUS”. Exemplo: A todos os meus amigos, meu muito obrigado!;
6- Colocarás a crase antes de nomes próprios de mulher e de lugar, seguidos de alguma característica (determinativo): Empreste o livro À Ana do 7º ano.
7- Não usarás a crase (no singular) quando proceder um nome plural. Exemplo: Não é por isso que devemos chegar A conclusões depreciativas a respeito dele;
8- Terás paciência em não usar a crase em pronomes de tratamento. Exemplo: Peço A Vossa Senhoria que nos mande a mercadoria.
Dica do estagiário. No caso de senhora, senhorita, dona e madame, deve-se usar a crase. Exemplo: Meus cumprimentos À dona Gurmencida;
9- Usarás a crase antes de nomes femininos. Exemplo: Fui à festa.
Dica do estagiário: Nesse caso, troque o A por AO + um sinônimo masculino. Exemplo: Fui À festa/ Fui AO CLUBE. Se conseguiu fazer a troca, então prevalece a crase.
10- Jamais usarás a crase antes de pronomes demonstrativos ESSA(s) e ESSA(s). Exemplo: Devemos respeito A estas novas leis de trânsito.