domingo, 26 de março de 2017

CONDICIONAIS: A SAGA



Caleidoscópianos e anas, Teacher Karen está de volta!
Hoje o tópico é condicionais!

Em inglês, CONDICIONAIS são estruturas as quais descrevem se uma determinada condição, situação ou circunstância é verdadeira resultando em uma consequência específica. Ou seja, são estruturas que designam CAUSA e geram uma determinada CONSEQUÊNCIA.

Este assunto será abordado 4 em partes:
1. 1ª Condicional;
2. 2ª Condicional;
3. Possibilidade;
4. Conselho/Recomendação.

Comecemos, então, está nossa saga de causas e consequências! É importante saber que a palavra IF (SE) será muito utilizada durante a mesma.
1ª Condicional: 
- Presente: refere-se a uma situação que é sempre verdadeira como verdades universais. Ex.: If you freeze water, it turns into ice (Se você congelar água, ela se transfora em gelo). O tempo verbal utilizado aqui, é o presente. Tanto o verbo “congelar” (to freeze) e como “transformar” (to turn into), estão no presente simples.

- Futuro: sua estrutura é composta por “if + presente simples + futuro simples”. Aqui nos referimos à uma situação real ou possível. Ex.: If it rains today, I will stay at home” (se chover hoje, eu ficarei em casa). Temos uma causa no presente “If it rains today” e a consequência “...I will stay at home”. Importante lembrar que o verbo auxiliar “will” indica o futuro simples.
Obs.: a condicional do presente também pode ser usada com infinitivo ou com a palavra “can” (poder). 
Ex.: 
- If you miss the bus, get a taxi (se você perder o ônibus, pegue um taxi).
- If you miss the bus, you can get a taxi (se você perder o ônibus, você pode pegar um taxi).

E por hoje é só amiguinhos! Fiquem atentos. Semana que vêm a saga continua!
Kisses,
Teacher Karen.

domingo, 5 de março de 2017

Diário do José: as emoções dos textos

Boa tarde, Amigos.
Tudo bem com vocês?

AS EMOÇÕES NOS TEXTOS

Os sentimentos e as emoções estão cada vez mais presentes em nossa escrita. Enviar mensagens instantâneas, postagens nas redes sociais e textos diversos com fortes marcas de emoção ou sentimento, tem sido produzidos atualmente com o intuito de se aproximarem cada vez mais dos receptores. No entanto, devemos tomar cuidado para que tais emoções não soem de forma negativa ou exacerbada na comunicação. Por isso, convido vocês a refletirem alguns pontos que devemos nos atentar e termos cautela em utilizarmos nos textos.


INTERJEIÇÕES
As interjeições são as palavras que exprimem sentimentos, emoções, sensações, estados de espirito ou que aja sobre o interlocutor. Destas, temos:
alívio: ufa!
espanto: puxa!, xi! Oxe!
animação: avante!; upa!, coragem!
atenção: silêncio!, caluda!, psiu!
admiração: ah!, oh!, viche! (= virgem)
desejo: oxalá!, pudera!, tomara!
dor: ai!, ui!
aversão: chi!, irra!, ih!
aplauso: bravo!, apoiado!, viva!, muito bem!
repetição: bis!
dúvida: Hum!
interrogaçao: hein?, hem?
saudação: salve!, ei!, olá!, alô!, adeus!
apelo: alô!, ó!, ei!
advertência: alerta!, alto lá!, cuidado!
desacordo: ora!

O uso destas interjeições são usuais e devem ser acompanhadas da exclamação, mas cuidado! Use-as de acordo com o que realmente você deseja transmitir ao seu receptor.
PONTUAÇÕES
As pontuações nos auxiliam na produção do texto na expressão de sentimentos, organização sintática etc. Mas alguns sinais, que são bem utilizados, devem ser usados com atenção nas expressões dos seus sentimentos.
reticências: têm a função de indicar que a frase foi suspensa, houve dúvida, hesitação ou surpresa. (Muitos usam as reticências para dar pausa na ideia que está se produzindo, mas cuidado! Isso pode alterar totalmente o sentido do que você está querendo demonstrar).
aspas: função de isolar algo do contexto, citar algum texto, frase ou evidenciar determinados termos (gírias, arcaísmos, estrangeirismos).
exclamações: também conhecido como um ponto de admiração, devem ser usado após interjeições ou no fim de uma frase.

CAIXA ALTA
Colocarmos algumas palavras em caixa alta, remete a ideia de que alto está em evidencia. Mas note que colocar todo o texto em caixa alta, transmite a ideia de que estamos gritando. Por mais que essa não tenha sido a ideia quando foi criada a função nas máquinas de datilografia, mas hoje, com os recursos que temos para evidenciar algo, a opção caixa alta enquadrou-se neste conceito.

Então é isso amigos, use os recursos corretos para demonstrar corretamente o que vocês querem transmitir!

Espaço da Teacher Karen #2


Hello, my friends from Calendóscópio L.P.!
A contribuição da página Teacher Karen (https://www.facebook.com/Teacher-Karen-1017847294951933/) de hoje traz o assunto: Prefixo X Sufixo, porém na língua inglesa! Let's learn! \o/
Prefixos e sufixos são conjuntos de palavras que podem ser adicionadas ao final ou início de outra. Prefixos e sufixos dão outro significado a uma palavra.
Prefixos são adicionados no início de uma palavra gerando um novo significado a ela. Já os sufixos são adicionados ao final de uma palavra criando um novo significado a ela. 
Normalmente, a adição de um sufixo ou prefixo muda a classe gramatical da palavra. Em inglês, por exemplo, o verbo “like” (gostar) transforma-se em um adjetivo com a adição do sufixo “able”. “Likeabe” significa simpático ou amável. 
O substantivo “idol” (ídolo) se torna um verbo se o sufixo “ize” for adicionado, criando “idolize” (idolatrar). E um último exemplo, o substantivo “child” (criança) com a adição de “ish”, outro sufixo, se transforma em “childish” (infantil), um adjetivo.

Saiba mais:
“E-mail”, um termo que já entrou para o cotidiano da nossa língua portuguesa, é formado pelo prefixo “e-“, o qual faz referência a “eletrônico”. Este é um prefixo moderno que vem cada vez mais fazendo parte de nossas vidas em termos como “e-book”, “e-commerce” e “e-cash”.

Gostou do assunto? Mande dúvidas ou sugestões de sufixo e ou prefixos que queria saber!
See you soon, guys!
Teacher Karen.