COMO USAR ESSE TAL DE ANEXO?!
Olá, amigos. Tudo bem com vocês?
Existem várias dúvidas quanto o uso da palavra anexo. Muitas vezes eu escutei críticas por concatenar a preposição em + o substantivo anexo. Para entendermos melhor se realmente as críticas são, gramaticalmente, consistentes, vamos analisar a palavra atuando na sintaxe.
ETIMOLOGIA
Para prosseguirmos, vamos entender a história desta palavra. Anexo é uma palavra oriunda do latim Annexus, particípio passado de Annectere, que significa (AD = em + Nectere = unir, juntar, ligar.) Ou seja, Annectere é o mesmo que “em junção” ou “em ligação”. Logo, traduzida para a língua portuguesa como anexo. Veja que a tradução é anexo e não em anexo.
SINTAXE
Analisando a construção da oração, a palavra Anexo pode atuar como: verbo (anexar), como substantivo (anexo) ou adjetivo (anexo). Nesta reflexão, trataremos apenas da palavra atuando como substantivo e adjetivo.
I) Como Adjetivo
Quando a palavra anexo atua como adjetivo, ela acompanha a flexão do substantivo em gênero e número, como nos seguintes exemplos:
a) Mariana disse que o/s convite/s está/ão anexo/s a carta
b) Cristiane trouxe a nota anexa à lista.
II) Como substantivo
Considerando a atuação da palavra anexo como substantivo, pode-se permitir que ela seja antecedida pela preposição em, que estabelece ao substantivo a relação de tempo, lugar e especialidade. Vejamos alguns exemplos relacionados a preposição em:
a) Tempo: "Em Agosto viajaremos."
b) Lugar: "Devo estar em Brasília hoje a noite."
c) Especialidade: "Eu sou técnico em informática."
Tendo as relações em que a preposição em atuam bem fixadas, vamos repensá-la na oração, atuando junto ao substantivo anexo.
a) Cristina, segue/m a/s lista/s solicitada/s em anexo.
Neste caso, o substantivo anexo é invariável, ou seja, por mais que a oração esteja no plural, o substantivo não recebe a flexão de número. Percebemos também que a sua atuação está indicando que o arquivo enviado à Cristina, está dentro do veículo usado para transmitir a mensagem. Veja a atuação em outro exemplo:
João, os orçamentos estão em (ou NO) anexo!
Veja que no exemplo acima, podemos substituir a preposição “em” pela preposição combinada “no” (Prep. 'em' + Art. 'o' = Prep. 'No').
Com base nas análises acima, consideramos que a palavra anexo pode ser antecedida pela preposição “em” sem problemas, desde que a palavra esteja atuando sintaticamente na oração como um substantivo.
Contudo, "em anexo" existe, mas, em situações organizacionais, não está no registro formal. Por isso, aconselho utilizar anexo e duas derivações: anexo, anexos, anexa, anexas.
Vale ressaltar que quando a palavra anexo
atua como adjetivo, não pode ser antecedida pela preposição em!
José Henrique Santos.